O que é o Paes?
O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), com o objetivo de viabilizar e fomentar o regime de colaboração entre as redes estadual e municipais de ensino, a partir do diálogo permanente e de ações conjuntas, envolvendo leitura, escrita e cálculo, com vistas ao fortalecimento da aprendizagem e à melhoria dos indicadores educacionais dos alunos capixabas. Mas por que colaborar?
Inicialmente, devemos considerar que a Constituição de 1988, em seus artigos 23 e 24, bem como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), em seu artigo 8º, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instituída pela Resolução CNE/CP nº 02/2017, estabelecem que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão organizar os respectivos sistemas de ensino, em regime de colaboração. Logo, é responsabilidade dos entes federados atuarem de forma colaborativa com as administrações municipais para o alcance de objetivos comuns a ambos.
No caso do Espírito Santo, o Paes, no ano em que foi instituído (2017), foi assinado por 47 municípios e, em 2021, por todos os 78 municípios do território capixaba.
Princípios norteadores do Paes:
- os estudantes são do território do Espírito Santo e não de redes de ensino;
- Estado e Municípios trabalharão em regime de colaboração, e não de subordinação;
- fomento de ações concretas com foco na sala de aula;
- proposição de metas de aprendizagem de curto, médio e longo prazo com clareza de objetivos;
- flexibilidade para ajustes às especificidades de cada região/município;
- assessoramento em nível central e regional na Sedu para apoio à implementação das ações;
- incentivo à melhoria progressiva dos níveis de aprendizagem.
Para alcançar esses princípios norteadores, o Paes é estruturado em três eixos de trabalho: Apoio à Gestão, Fortalecimento da Aprendizagem e Planejamento e Suporte.